Comissão Artística
Cecília Tomasi
Natural de Bauru, SP (1954), reside em São Paulo desde 1981.
Graduou-se em Educação Artística e Desenho pela UNESP de Bauru.
Trabalhou como ilustradora no Instituto de Botânica/Jardim Botânico de São Paulo por 30 anos, aonde realizou ilustrações de caráter científico, para documentação e divulgação de pesquisas botânicas; ministrou cursos e orientou estágios sobre as técnicas de ilustração botânica. Atuou também como curadora do acervo de ilustrações, desenhos e pinturas do Instituto. (1981 a 2012)
Recebeu bolsa artística pela Fundação Botânica Margaret Mee, para aperfeiçoamento em aquarela botânica com a Prof. Christabel King no Royal Botanic Gardens, Kew, em Londres, sob orientação de Christabel King. (1993)
Ilustrou revistas e livros de caráter científico e popular.
Recebeu prêmios como: Certificado do Mérito Botânico pela The Society of Botanical Artists inglesa. (1994); Menção honrosa pela Sociedade Brasileira de Bromélias (1995); Melhor ilustração de livro de culinária pela Gourmand World Cookbook Awards (2004 e 2007).
Atualmente ministra cursos de aquarela botânica em seu ateliê e na Escola de Botânica em São Paulo, SP.
Participou de exposições no Brasil e no exterior como: 6th International Exhibition of Botanical Art & Illustration, no Hunt Institute, Pittisburgh, USA (1988); The Society of Botanical Artists, Westminster Gallery, Londres (1994); Botânica em Aquarela e o legado de Margaret Mee,no Espaço Cultural Banespa-Paulista, São Paulo (1997); Botanical Art into the Third Millennium, Pisa, Itália (2013); Mata Atlântica – Arte e Ciência, Escola de Botânica Tropical, Rio de Janeiro, (2013); Global Network of Watercolor Painters, no Hongqiao Contemporary Art Museum, em Shanghai, China (2014); Mata Atlântica – Ciência e Arte, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, (2016) e Worldwide Botanical Art Exhibition, Curitiba, Paraná (2018)
Possui obras em acervos como Instituto de Botânica de São Paulo, Hunt Institute for Botanical Documentation, Pittisburgh, EUA; Royal Botanic Gardens, Kew, Londres, RU e Contemporary Art Museum, Shangai, China.
Diana Carneiro
Ilustradora botânica e artista plástica, natural de Guanambi, Bahia, 1947. Licenciada em Ciências Biológicas pela UFPR, 1968; bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, 1992 e especialização em Ilustração Botânica 1997, pela Fundação Botânica Margaret Mee (RJ), no Royal Botanic Gardens em Kew, Inglaterra, sob tutoramento de Christabel King.
Membro fundador do Centro de Ilustração Botânica do Paraná (CIBP) em 2000. Ministrante de cursos de aperfeiçoamento, assessoramento técnico e consultorias a diversas instituições.
Ilustrou os cartazes dos 50º e 63° Congresso Brasileiro de Botânica e 27° Congresso Brasileiro de Zoologia, e inúmeros livros didáticos e científicos, entre os quais “Capsicum: Pimentas e Pimentões no Brasil” (EMBRAPA 2000), que mereceu o prêmio Jabuti em 2001, concedido pela Câmara Brasileira do Livro e “Macrofungos notáveis das Florestas de Pinheiro-do-Paraná” (Embrapa Florestas, 2008).
Professora convidada pelo Projeto Laboratório de Ilustração Científica da Universidade de Aveiro, Pt, no período 2014 a 2017.
Foi membro associado da American Society of Botanical Artists, (ASBA) entre 2010 e 2012 e Co-organizadora da I Expomundial/Brasil promovida de ASBA, em 2018.
Possui obras em acervos Institucionais públicos e privados como no Royal Botanic Gardens- Kew (UK), Hunt Institute for Botanical Documentation, Pittsburg (USA), New York State Museum– Albany/USA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).
Autora do livro ‘Ilustração Botânica Princípios e Métodos pela Editora da UFPR, em 2012, com 2ª edição revista e ampliada, pela mesma editora, com 288 páginas, ilustrado, em 2023.
Gustavo Surlo
Gustavo Surlo é biólogo, mestre em recursos vegetais e frequentou aulas de desenho desde os 6 anos de idade.
Suas ilustrações retratam principalmente espécies ameaçadas, objetivando a sensibilização social acerca da perda de diversidade vegetal mascarada pela chamada “cegueira verde”.
Seu primeiro prêmio veio com 18 anos no Congresso Latino-Americano de Botânica ao ilustrar uma espécie ameaçada de orquídea.
Gustavo também foi bolsista mais jovem pela Margaret Mee Scholarship em 2018 e ganhador do primeiro prêmio do Margaret Flockton Award em 2023.
Comissão Científica
João Iganci
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2006), mestre em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro – ENBT/JBRJ (2008) e doutor em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2012), com período sanduíche no Royal Botanic Garden, Edinburgh, na Escócia.
Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Pelotas, onde criou o Núcleo de Ilustração Científica junto ao Instituto de Biologia, em 2022, e permanece como coordenador, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão no tema ciência e arte.
É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, com ênfase em sistemática de leguminosas e conservação da flora. É membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Botânica da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal da UFPel.
É membro associado da BSA – Botanical Society of America, e do IAPT – International Association of Plant Taxonomists.
Thiago E. C. Meneguzzo
Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Imperial
Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Brasília, graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Cruzeiro do Sul.
Mestrado e doutorado em Botânica pelo Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Atualmente é pesquisador colaborador do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e pesquisador colaborador Pleno da Universidade de Brasília.
Atua na linha de pesquisa em sistemática e taxonomia de fanerógamos com especialização em Orchidaceae Neotropicais (família das orquídeas ocorrentes nas zonas tropicais das Américas).
Membro do Species Survival Commission, Brazil Red List Authority 2021-2025 da International Union for Conservation of Nature; membro da Sociedade Botânica do Brasil; e membro de Comitê Editorial dos periódicos Heringeriana e Icones Orchidacearum.
Thiago J. Carvalho André
Thiago André é professor do departamento de Botânica da Universidade de Brasília e estuda diversos aspectos da evolução de plantas, com vários trabalhos sobre a morfologia associada à polinização.
Também é especialista na taxonomia de Costaceae, Marantaceae e Cannaceae.