A exposição internacional intitulada –Worldwide Botanical Art Exhibition foi idealizada pela American Society for Botanical Artists (ASBA) que contava em 2018 com cerca de 1905 membros dos EUA e outros 39 países, em seis continentes.
A ASBA é uma associação sem fins lucrativos e tem como principal objetivo proporcionar uma comunidade próspera e interativa dedicada a perpetuar a tradição e a prática contemporânea da arte botânica.
A primeira Worldwide Botanical Art Exhibition foi montada em 25 países, tendo sido 18 de maio de 2018 escolhido como o Dia internacional da Arte Botânica.
Apresentando o tema “Plantas Nativas” de cada nação, cada país individualmente contou com seu próprio corpo de jurados para a exposição. E escolheu dentre os trabalhos selecionados 40 ilustrações mais representativas de sua flora para fazerem parte de um vídeo com trabalhos de todos os países participantes o qual foi apresentado em todas as exposições simultaneamente.
A exposição no Brasil foi montada no salão de exposições do Museu Botânico Municipal situado no Jardim Botânico de Curitiba e contou com a colaboração do Centro de Ilustração Botânica do PR – CIBP. Durante a exposição foram apresentadas, oficinas, demonstrações, palestras e mesa redonda pertinentes ao tema. Assim como o vídeo mostrando trabalhos de todos os países participantes.
A participação foi aberta a todos os ilustradores botânicos do Brasil, residentes ou não. Onde cada participante podia participar somente de uma exposição, caso fosse brasileiro, mas morasse em outro pais.
O corpo de jurados foi composto por artistas e botânicos renomados no Brasil.
Dulce Nascimento
Cristina Maria Klas
Rosane Quintela
Marco Antônio S. Silva Ferraz
Paulo Labiak
Miriam Kaelher
O tema solicitado foi, espécies botânicas nativas do Brasil, ou seja, qualquer planta, incluindo híbridos naturais, mas excluindo qualquer “cultivar”, híbridos feito pelo homem e plantas exóticas naturalizadas, em originais em duas dimensões nas técnicas de grafite, aquarela, bico de pena e acrílico. Não serão aceitas fotografias, ou trabalhos digitais em geral e nem trabalhos em 3 dimensões.
Cada artista pôde inscrever até 3 trabalhos.
Os comitês organizadores trabalharam a convite da ASBA forma voluntária, e no Brasil foi composto por
Diana Carneiro
Fatima Zagonel
Mônica Claro
Maria Alice de Rezende
Um pensamento em “Botanical Art Worldwide – 2018”
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.